Esportes

Estádio Parque do Sabiá recebe partida entre Pouso Alegre e Cruzeiro no domingo (25)

No sábado (24), às 17h, o Uberlândia Esporte Clube recebe o Athletic de São João Del Rey

Após ter recebido o confronto entre Nova Iguaçu e Vasco pelo Campeonato Carioca, no mês passado, o Estádio Parque do Sabiá está pronto para receber dois jogos do Campeonato Mineiro no próximo fim de semana pela 7ª Rodada do Campeonato Mineiro. No domingo (25), às 11h, tem partida entre Pouso Alegre e Cruzeiro. No sábado, a disputa é entre o Uberlândia Esporte Clube e o Athletic de São João Del Rey.

O jogo entre Pouso Alegre e Cruzeiro, que acontece às 11h de domingo, foi oficialmente autorizado após assinatura do termo de cessão por parte da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), junto à empresa Metrópoles Marketing e Propaganda Ltda., que direciona alimentos arrecadados na modalidade de meia entrada solidária para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A meia-entrada solidária é concedida mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Para receber partidas ao longo de 2024, o Estádio Parque do Sabiá passou por manutenções promovidas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel. Dentre os serviços realizados estão a recuperação do gramado, com serviços de poda, limpeza e irrigação realizados ao longo de 40 dias, em dezembro e janeiro. Além disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos executou limpeza e roçagem no entorno do estádio.

No ano passado, o Estádio Parque do Sabiá, considerado o 9º maior do país pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), recebeu quatro partidas de destaque nacional. No dia 26 de novembro, a vitória do Flamengo por 3 a 0 em cima do América reuniu 38.174 torcedores no local. No dia 4 de novembro, mais de 5 mil pessoas acompanharam o jogo entre América e Atlético, que terminou 1 a 1. Em junho, mais de 34 mil compareceram à vitória do Atlético-MG sobre o Cruzeiro por 1 a 0. Já em abril, o estádio recebeu mais de 23 mil pessoas no empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Tombense, válido pela Copa do Brasil.

No dia 31 de janeiro deste ano, o local recebeu o jogo entre Nova Iguaçu e Vasco, válido pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. A partida, que reuniu 9.160 torcedores, terminou 2 a 0 para o Nova Iguaçu. Em 2024, o Estádio Parque do Sabiá também tem recebido jogos do Uberlândia Esporte Clube pelo Campeonato Mineiro.

“O Estádio Parque do Sabiá está entre as principais estruturas esportivas do país e tem recebido grandes eventos nesses últimos anos. A expectativa é que os torcedores possam acompanhar diversas partidas de destaque nacional ao longo de 2024”, completou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Estrutura

Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, o Estádio Parque do Sabiá completou 41 anos no ano passado e se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como um dos principais espaços esportivos do país. O local tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.940 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante os eventos esportivos.

O estádio possui 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.

SECOM PMU