Esportes

Equipe da Prefeitura disputa Etapa Classificatória do Campeonato Mineiro de Karate neste domingo (21)

Futel será representada por 29 atletas na competição, que acontece em Araguari

A equipe de competição da Prefeitura de Uberlândia – representada pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – disputa, neste domingo (21), a 4ª Etapa Classificatória do Campeonato Mineiro de Karate 2024. A competição será realizada em Araguari, com a participação de caratecas de toda a região.

O treinador João Batista Pires, profissional de educação física da Futel, conta que a equipe será representada por 29 atletas. “A expectativa é excelente, pois essa é uma competição de grande importância não apenas para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes na modalidade, mas também porque os caratecas que alcançarem os melhores resultados se classificarão para a etapa final do Campeonato Mineiro, em maio”, destacou.

No ano passado, a Futel conquistou excelentes resultados na modalidade. Em setembro, a equipe obteve 9 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 6 de bronze) na 2ª Etapa do Circuito Mineiro de Karate, realizada no UTC, com a participação de mais de 350 caratecas de equipes de toda a região. Já em novembro, o atleta Samuel Maia, 11 anos, foi vice-campeão brasileiro de karate em São Bernardo do Campo (SP), na modalidade kumite (categoria sub-12, até 45 kg, faixa roxa à preta).

Os caratecas Samuel Maia, Pedro Santos, Samuel Noronha, Antônia Dimas, João Silva e Vitória Bernardes já garantiram a classificação para a final do Campeonato Mineiro de Karate, graças aos resultados alcançados ao longo de 2023. A etapa decisiva da competição acontecerá em Uberlândia (em local a ser definido), nos dias 18 e 19 de maio, com a participação de atletas de todo o estado.

Atendimento

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, encerrou 2023 com capacidade para atender até 510 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no karate, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas, com início previsto para 1° de março, são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.

Secom PMU