Esportes

Brasil coloca à prova invencibilidade e testa modelo de Seleção permanente em desafio de futebol de cegos

Seleção Brasileira da modalidade enfrenta a França, adversária para qual nunca perdeu, neste domingo, 5, em amistoso que celebra os 100 dias para Jogos de Paris e terá transmissão ao vivo da TV Globo

A Seleção Brasileira de futebol de cegos duelará contra a França, neste domingo, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O amistoso marcará os 100 dias para os Jogos Paralímpicos de Paris – celebrados em 20 de maio – e será transmitido ao vivo pelo Esporte Espetacular, da TV Globo, a partir das 10h.

Este será o primeiro compromisso do Brasil após a comissão técnica, liderada por Fábio Vasconcelos, adotar um regime de concentração em João Pessoa, Paraíba, como parte da preparação para os Jogos de Paris. O megaevento na capital francesa acontecerá de 28 de agosto a 8 de setembro.

O conjunto brasileiro vem treinando de segunda a sábado, sempre em dois períodos, no Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, um dos Centros de Referência do CPB.

“Tem sido um período bem proveitoso em todos os aspectos. Os jogadores estão em contato com bola diariamente. Tenho percebido uma evolução física e tática da equipe. Além disso, os atletas ficam próximos às suas famílias. Diminuímos a quantidade de viagens. Todos estão felizes e concentrados em busca do objetivo, que é o ouro nos Jogos Paralímpicos”, analisou o treinador Fábio Vasconcelos.

“Tem sido uma preparação importante, pois estamos com ritmo de jogo e melhorando fisicamente dia a dia com a Seleção permanente”, avaliou o pivô pernambucano Raimundo Nonato, tricampeão paralímpico e autor do gol do título nos Jogos de Tóquio 2020. Ele nasceu com retinose.

Anfitriões dos Jogos Paralímpicos e atuais campeões europeus, os franceses nunca ganharam da Seleção Brasileira em 13 jogos. Foram 11 vitórias do Brasil e dois empates. Nesses duelos, os brasileiros marcaram 34 gols e sofreram cinco (confira todos os placares abaixo).

“Vai ser um grande desafio. A França é uma equipe forte e muito bem treinada. Vem de uma reformulação. Temos um jogo-treino no sábado e o amistoso no domingo. Vou colocar alguns jovens para jogar também e dar rodagem a eles. Será uma partida importante para realizarmos algumas experiências antes do Grand Prix, em maio, outra etapa da preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris”, completou Fábio.

Para o amistoso, a Seleção Brasileira de futebol de cegos terá uma equipe formada por jogadores experientes e jovens, na qual estarão tetracampeões paralímpicos, como Ricardo Alves, o Ricardinho, e Jeferson Gonçalves, e novatos, como Anael Oliveira e Samir da Silva.

A partir de setembro, quando começarão os confrontos de futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos de Paris, o Brasil defenderá sua hegemonia no megaevento e buscará o hexacampeonato invicto na competição.

A modalidade entrou no programa dos Jogos em Atenas 2004. Desde então, a Seleção Brasileira, pentacampeã paralímpica, sempre ficou no lugar mais alto do pódio e nunca perdeu nenhuma partida – foram 21 vitórias e seis empates em 27 confrontos.

Além do amistoso no domingo, Brasil e França vão se enfrentar em um jogo-treino neste sábado, 4, às 16h, e treinam desde quinta-feira, 2, no CT. O Brasil ainda vai disputar uma última competição na reta final da preparação aos Jogos: o Grand Prix da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), que acontecerá em Schiltigheim (FRA), de 24 de maio a 2 de junho.

Confira a lista de convocados para o amistoso contra a França:
LUAN DE LACERDA GONÇALVES (Goleiro) – AGAFUC-RS
MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA (Goleiro) – APACE-PB
CASSIO LOPES DOS REIS (Fixo) – MAESTRO-PR
SAMIR SANTANA DA SILVA (Fixo / Ala) – AGAFUC-RS
MAICON JÚNIOR DOS SANTOS MENDES (Ala defensivo) – APACE-PB
TIAGO DA SILVA (Ala ofensivo) – MAESTRO-PR
JARDIEL VIEIRA SOARES (Ala ofensivo / Pivô) – APACE-PB
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES (Ala ofensivo) – MAESTRO-PR
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES (Pivô) – AGAFUC-RS
ANAEL DE SOUSA OLIVEIRA (Ala defensivo) – APADV-SP
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA (Pivô) – APACE-PB
RICARDO STEINMETZ ALVES (Ala ofensivo) – AGAFUC-RS

Confira o histórico entre Brasil e França no futebol de cegos:

COPA DO MUNDO
2002 (Rio/BRA): Brasil 4 x 1 França (1ª fase)
2006 (Buenos Aires/ARG): Brasil 4 x 1 França (1ª fase)
2010 (Hereford/ING): Brasil 1 x 0 França (1ª fase)
2023 (Birmingham/ING): Brasil 1 x 0 França (quartas)

JOGOS PARALÍMPICOS
2004 (Atenas/GRE): Brasil 4 x 0 França (1ª fase)
2012 (Londres/ING): Brasil 0 x 0 França (1ª fase)
Brasil 2 x 0 França (final)
2020 (Tóquio/JPN): Brasil 4 x 0 França (1ª fase)

OUTROS JOGOS
2012 (Torneio de Madri/ESP): Brasil 3 x 0 França
2016 (Torneio de Fuhzou/CHN): Brasil 3 x 1 França
2022 (Grand Prix da França/FRA): Brasil* 4 x 1 França
2023 (IBSA Grand Prix/BRA): Brasil 4 x 1 França
2023 (Grand Prix da França/FRA): Brasil* 0 x 0 França –

*Brasil jogou com um time sub-23.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Foto: CPB

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)