Esportes

Atletas de alto rendimento e corredores dos longões promovidos pela Prefeitura participam da São Silvestre neste domingo (31)

Prova tradicional de 15 km acontece em São Paulo e deve reunir cerca de 35 mil corredores

O atleta Marco Túlio Silva, da equipe de alto rendimento da Prefeitura de Uberlândia, por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército, encerra a temporada 2023 participando pela primeira vez da Corrida Internacional de São Silvestre, prova que ocorre em São Paulo neste domingo (31), a partir das 8h, com a participação de cerca de 35 mil corredores e percurso de 15 km. O atleta é primeiro colocado no ranking brasileiro na categoria sub-20, nos 800 e 1.500 metros rasos.

Também participam da prova outros três representantes da equipe Futel/Praia Clube/Exército: Johnatas de Oliveira Cruz, Gleison da Silva Santos e Livya Kezia Coimbra Leite, além de 14 corredores de rua que integram os longões (treinos de corrida de rua) promovidos pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel.

Formado nas escolinhas da Futel, Marco Túlio Silva participará da 98ª edição da São Silvestre, como preparação para correr a prova de 800 metros, no Desafio CBAt, que será realizado dia 10 de janeiro, em Bragança Paulista. “Tive um excelente 2023, com importantes conquistas como a medalha de prata no Cross Country Sub-20, 2 medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Sub-20 e medalhas de bronze no Sul-Americano de Bogotá e no Pan-Americano de Mayaguez, na Colômbia. Vou para a São Silvestre com a expectativa de correr bem”, disse o atleta.

“A distância de 15 km da São Silvestre é bem superior às das provas que estou acostumado a participar, no entanto, estou no período de preparação geral para 2024 e, em momentos assim, correr distâncias maiores contribui para melhorar o condicionamento geral. Além disso, a prova é uma oportunidade para competir ao lado de grandes atletas nacionais e internacionais”, concluiu.

Longões

Em 2023, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, promoveu 32 longões (sempre aos sábados), com distâncias entre 5 km e 24 km e participação de cerca de 100 corredores, por diversos bairros, rodovias e estradas vicinais de Uberlândia. A Futel acompanha todo o trajeto dos participantes com carro de apoio e distribui, em pontos estratégicos, copos de água, já que a constante hidratação é essencial para qualquer atividade física, especialmente de maior intensidade.

Secom-PMU