Coluna sobre saúde

Vacinação contra brucelose já percorreu 55 propriedades em 2019

Gestão municipal oferece mão-de-obra gratuita para aplicação das doses

O Programa de Sanidade Animal já beneficiou 55 produtores rurais em 2019. Desde o início do ano, a gestão municipal propiciou mão-de-obra para a imunização de 192 bezerras contra a brucelose. A iniciativa retomada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em 2017 já vacinou milhares de animais desde então.

A expectativa é repetir os bons números do ano passado. Na oportunidade, 211 pequenas propriedades foram visitadas, o que resultou em uma vacinação de 773 animais. A gestão municipal disponibiliza profissionais para visitar as propriedades e realizar gratuitamente a vacinação dos animais, gerando economia ao produtor e garantindo a saúde pública da população.

A brucelose é uma doença causada por bactérias que habitam, sobretudo, animais bovinos. Ela pode ser transmitida para os humanos quando, entre outros meios, há consumo de carne contaminada ou ingestão do leite não pasteurizado.

O serviço executado pela administração municipal tem como objetivo principal garantir a saúde e o bem-estar da população da cidade, uma vez que os sintomas da enfermidade podem gerar complicações. “É uma questão de saúde pública e que nós precisamos dar a devida atenção para estimular a prevenção. Por isso, fizemos questão de, logo no início da gestão, retomar esse programa tão importante para o produtor e para a população em geral”, ressaltou a secretária municipal responsável pela pasta, Walkíria Naves.

A vacinação

A imunização é realizada em fêmeas das espécies bovinas e bubalinas (búfalas) na faixa etária de 3 a 8 meses, em uma dose única, válida durante toda a vida do animal. Para ter legalidade junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o serviço deve ser feito por veterinários ou técnicos autorizados.

A Prefeitura disponibiliza de forma gratuita os servidores capacitados para realizar a operação, gerando uma economia que pode chegar a R$100 por animal imunizado.

Para agendar a vacinação, os criadores interessados devem ligar no telefone (34) 3232-4336 ou ir até o anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, bairro Planalto. A aquisição da vacina fica a cargo do próprio produtor.

Fonte: Secom PMU