Coluna sobre saúde

Cuidar da saúde vocal é preciso!

16 de Abril é o Dia Mundial da Voz, uma data criada para alertar e conscientizar a população sobre as doenças que podem comprometer a voz e a necessidade de diagnosticá-las precocemente. Os cuidados são fundamentais, a voz é, atualmente, uma das principais formas de comunicação da nossa sociedade.

Alguns sinais de alerta para possíveis riscos de danos a voz são: tosse, rouquidão e o pigarro (sensação da garganta arranhando). Os problemas podem ser ocasionados por desequilíbrios físicos e psíquicos, como doenças e o estresse. As modificações podem surgir desde a presença de alterações benignas, como: nódulos, pólipos, fendas até tumores benignos (papiloma de laringe, blastomicose, leishmaniose, entre outras doenças infecciosas) e também, malignos (câncer de laringe).

A gastrite e o refluxo gastroesofágico são outras causas comuns de adoecimento vocal, o ácido envolvido na digestão pode prejudicar as pregas vocais. Hábitos como, fumar e beber e em excesso, também podem danificar a voz. Em contrapartida, outros costumes auxiliam a preservar a saúde vocal, são eles: dormir bem, manter uma alimentação rica em fibras e proteínas, beber bastante água para hidratar o canal da voz e praticar atividade física regular. Evitar o tabagismo e etilismo é fundamental, pois eles são atores predisponente para tumores de laringe.

Estes cuidados são importantes para todos, principalmente para quem trabalha com a voz como, por exemplo: jornalistas, professores, palestrantes, cantores, atendes de call-centers. Faça exames preventivos, cuide de sua voz!

Fonte: Kompleta Comunicação