Coluna sobre saúde

Cuidar da saúde, o caminho para uma vida plena e feliz!

Dia 07 de Abril é o Dia Mundial da Saúde, uma data importante para refletir sobre os hábitos alimentares, sedentarismo e cuidados básicos para a garantia de qualidade de vida. Nossa saúde é resultado de nossas escolhas e essas, se bem feitas, contribuem não só para a saúde física e psíquica, como também para uma vida feliz.  

A felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas. Mas que sorte é essa? E como fazer boas escolhas?  É sabido que o coração é símbolo das emoções e ele não tem essa fama por acaso. Os sentimentos, sejam eles bons ou ruins, causam modificações orgânicas que podem contribuir, de maneira decisiva, para o vigor ou falência do órgão (coração). 

Ter sorte, ou não, está relacionado a fatores de risco imutáveis. Por exemplo, filhos, cujos pais têm doenças cardiovasculares, tem uma maior propensão para desenvolver doenças desse grupo. Assim como, pessoas de pele negra têm maiores chances de desenvolver hipertensão arterial com um curso mais severo.  

Os homens mais velhos possuem maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares do que as mulheres. E essas, após a menopausa perdem a proteção hormonal e igualam o risco ao dos homens.  Mas se você não pode mudar totalmente sua sorte, devido sua genética, você pode fazer boas escolhas que irão resultar numa vida saudável e muito feliz! 

Existem elementos que são nocivos a saúde e prejudicam esse trajeto para a vida plena e saudável. Por exemplo, o consumo de sódio acima de 5 g/d contribui para elevar  progressivamente os níveis tensionais. Já o tabagismo causa infarto, além disso, a ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol e também causa vasoconstrição.  O monóxido de carbono diminui a concentração de oxigênio no sangue e o consumo do cigarro eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca. 

O excesso de LDL (colesterol ruim) causa doenças vasculares porque se deposita, sem dar sintomas, na parede interna das artérias e gradualmente forma uma placa de ateroma. Estes vão obstruindo progressivamente a parede das artérias e podem acabar causando o infarto. Escolher evitar essas medidas danosas a saúde, contribuem para alterar sua sorte e garantir uma vida saudável e feliz! 

 

Texto por: Dra. Lívia Santana Barbosa

Fonte: Kompleta Comunicação