Brasil

Paulo Gonet toma posse no cargo de PGR nesta segunda-feira (18), às 10h

Solenidade será realizada no auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República, com transmissão ao vivo pelo Youtube

A solenidade de posse do subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco no cargo de procurador-geral da República será realizada nesta segunda-feira (18), às 10h, no Auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República em Brasília (DF). A cerimônia será restrita a convidados e haverá transmissão ao vivo pelo canal do MPF no Youtube.

A indicação de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aprovada pelo Senado Federal no último dia 13, após sabatina da Comissão de Constituição e Justiça que durou cerca de 10 horas. No Plenário da casa legislativa, foram registrados 65 votos favoráveis, correspondente a 85% do elevado quórum de 77 senadores votantes. Conforme a Constituição Federal, o mandato do procurador-geral da República é de dois anos, prorrogáveis.

Currículo – Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Membro do Ministério Público Federal desde 1987 e subprocurador-geral desde 2012, ele já exerceu diversos cargos de destaque na instituição. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.

Paulo Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos, é professor universitário há mais de uma década e autor de uma série de publicações e artigos tratando de temas do Direito. Exerceu também os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).

SERVIÇO

Solenidade de posse de Paulo Gonet no cargo de procurador-geral da República
Local: Auditório JK, Procuradoria Geral da República, SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, Brasília-DF
Data: 18 de dezembro, a partir das 10h
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/canalmpf

Ministério Público Federal