Brasil

ANAC e MPor lançam nesta quarta (3/4) programa para tornar aviação mais inclusiva

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançam, nesta quarta-feira, 3 de abril, um programa que vai aperfeiçoar a aviação civil brasileira: o Asas para Todos. O objetivo é fomentar a diversidade, a inclusão e a capacitação no setor aéreo. A cerimônia será realizada a partir das 15h no auditório da ANAC, em Brasília (DF), e transmitida ao vivo pelo canal da Agência no YouTube.

A programação inclui a assinatura de um protocolo de intenções com empresas e associações do segmento, além da formalização de um acordo de cooperação técnica entre ANAC, MPor e mais quatro ministérios: do Turismo, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Após a solenidade, haverá a realização de uma coletiva de imprensa, exclusivamente de forma presencial, com a participação dos ministros presentes. O evento finaliza com a apresentação de iniciativas de acessibilidade adotadas pelas principais empresas aéreas que atuam no Brasil, seguida da entrega de um prêmio para incentivar o investimento na temática por companhias aéreas e operadores aeroportuários.

Asas para Todos

O programa já tem 15 projetos em andamento, associados a três subprogramas: formação e capacitação, inclusão e diversidade, e mulheres na aviação. O Asas para Todos faz parte da política de sustentabilidade da ANAC e foi idealizado para ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil, por meio de ações educativas e inclusivas e de combate a práticas discriminatórias e racistas. Outras informações estão disponíveis no hotsite Asas para Todos.

Credenciamento de imprensa

Os veículos de imprensa interessados em participar presencialmente da cerimônia devem enviar e-mail para jornalismo@anac.gov.br, contendo:

Nome completo
Veículo
Telefone

Importante: a equipe técnica das emissoras de televisão deve comparecer à ANAC às 13h, duas horas antes do início da solenidade, para posicionar antecipadamente os equipamentos e os respectivos cabos de energia ao ponto de ancoragem (medusa).

SERVIÇO

Cerimônia de Lançamento do Programa Asas para Todos
Data: 3 de abril (quarta-feira)
Local: auditório da ANAC. Endereço: Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 1° andar.
Setor Comercial Sul – Quadra 09 – Lote C. Brasília (DF).
Horário: 15h
Mais informações: https://www.gov.br/anac/asasparatodos

Assessoria de Comunicação Social da ANAC e do MPor