Artigos

UBERLÂNDIA PARTICIPA DE MUTIRÃO NACIONAL COM AÇÕES PARA DIA NACIONAL DO LIXO ELETRÔNICO

Ação coletiva é realizada pela Circulare e conta com o apoio de recicladores locais, FIEMG, SENAI E SESI

O município de Uberlândia participa do mutirão nacional em comemoração ao Dia Mundial do Lixo Eletrônico, marcado para o dia 14 de outubro. O movimento criado pela startup Circulare promoverá um mutirão de arrecadação de resíduos eletroeletrônicos em 10 municípios brasileiros e, na cidade, conta com a parceria da Codel e apoio da FIEMG, SENAI e SESI. “Somos um ecossistema e temos um compromisso com o planeta, queremos que esses equipamentos sejam reciclados de forma correta e essa matéria-prima possa ser reaproveitada, além disso, gerar renda para os recicladores, ajudar as empresas fabricantes na logística reversa e ainda salvar o meio ambiente”, explica Livia Santarelli, Gerente de Marketing da Circulare, startup responsável pelo mutirão.

O objetivo da ação nacional é promover a conscientização sobre a importância do descarte correto de eletroeletrônicos quebrados ou fora de uso, para evitar a contaminação do meio ambiente e principalmente, promover a economia circular.

Estima-se que no Brasil, por ano, são produzidas cerca de 2,1 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletrônicos, ou seja, tudo que precisa de energia para funcionar e que são descartados porque estão obsoletos ou quebrados. Nessa lista estão desde computadores, aparelhos celulares, tablets, televisores, pilhas, motores, travas eletrônicas, até difusores eletrônicos, base elétrica de inseticidas e muito mais. A má notícia é que menos de 3% desse material é reciclado, segundo o relatório The Global E-Waste Monitor de 2020.

As consequências desse baixo índice de reciclagem é desastrosa, tanto para o meio ambiente, que pode ser contaminado quando o descarte é feito em lixo comum, quanto para a economia, que deixa de circular. De um único aparelho é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos (ouro e prata), papel e muitos outros materiais que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos.

A Circulare é um ecossistema com o propósito de tornar o mundo 100% circular, por meio de um movimento que constrói redes e conecta empresas, recicladores e consumidores para garantir a Economia Circular dos Resíduos Eletroeletrônicos. A Plataforma Circulare possui parceria com 19 recicladores localizados em 10 estados brasileiros e através da tecnologia, digitaliza a gestão das operações e garante a rastreabilidade dos resíduos processados em toda a cadeia logística. A partir desta rede com capilaridade nacional, a Circulare oferece Programas individuais de Logística Reversa para Fabricantes e Importadores de produtos eletrônicos, garantindo a conformidade ambiental.

O Dia Mundial do Lixo Eletrônico foi estabelecido em 2018 pelo WEEE Forum, uma instituição europeia, sem fins lucrativos e que é o maior centro multinacional de competência do mundo em gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. O objetivo dessa data é conscientizar o cidadão sobre a importância de remover de suas casas os equipamentos quebrados ou sem uso e fazer o correto descarte em pontos de entrega para serem reciclados, estimulando a economia circular.

A ação acontecerá simultaneamente nas cidades de Uberlândia (MG), Joinville (SC), São Paulo (SP), Santo André (SP), Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Vitória (ES), Ceilândia (DF), João Pessoa (PB) e São José dos Campos (SP), em parceria com recicladores locais.

Em Uberlândia, serão realizadas gincanas entre os alunos do SENAI, e quem tiver a maior arrecadação, ganhará uma sessão de filme educativa. No dia 14 de outubro, será realizado Drive Thru de Coleta na Codel, onde serão distribuídos brindes a quem realizar o descarte.

As atividades para o mutirão começam no dia 9 de outubro, com entrega dos coletores e palestra de conscientização para os alunos do SENAI. “A informação é o único caminho da transformação, por isso, ações como essa são fundamentais”, finaliza Marcus.

Serviço:

10/10 (Terça-feira): Educação Ambiental – Palestras (Local: UFU Santa Mônica)

8:00h – 11:00h: Palestras “Mês do E-Lixo: Desvendando o Universo do Lixo Eletrônico”,

dinâmicas e divulgação da Gincana no SENAI.

14:00h – 17:00h: Palestras “Mês do E-Lixo: Desvendando o Universo do Lixo Eletrônico”

e dinâmicas e divulgação da Gincana no SENAI.

14/10 (Sábado): Drive Thru do E-Lixo (Local: CODEL)

8:00h – 12:00h: Drive Thru receberá eletrônicos e distribuição de brindes a quem descartar.

18/10 (Quarta-feira): Minicurso Experimental (Local: Laboratório IQ/UFU)

14:00h – 17:00h: Minicursos: “O tesouro escondido no E-Lixo”, “Descarte de Pilhas e Baterias”.

21/10 (Sábado): Drive Thru e Mutirão de coleta (Local: Codel e Bairros de Uberlândia)

08:00h – 12:00h: “Drive Thru” na Codel, incentivando as pessoas da comunidade a descartar os Lixos eletrônicos

Assessoria de Imprensa:

ESG PRESS