Em algum momento da vida você já deve ter se perguntando por que sentimos mais dores no frio. Isto acontece porque, em baixas temperaturas, há a contração do músculo para tentar manter o corpo e a diminuição do sangue nos vasos sanguíneos. Este processo acontece involuntariamente, na tentativa de manter o corpo aquecido e diminui a flexibilidade do corpo.
Uma pancada, como bater o dedinho do pé, por exemplo, dói muito mais com a articulação contraída e sem sangue do que em dias mais quentes. Fora este caso, existem aquelas pessoas que antes mesmo da temperatura diminuir já sente dor muscular e nas articulações.
Outro fator que pode influenciar para o aumento é a falta da atividade física. No frio, é comum dar mais preguiça e falta de vontade e as pessoas tendem a ficar mais quietas e paradas. Quanto menos movimentos, menos calor o corpo produz e a sensação de frio aumenta. O ideal é manter a rotina normal, praticando as atividades físicas e as funções comuns no dia a dia.
Para evitar passar um frio desnecessário, use agasalho, movimente-se e coma adequadamente. Apesar de não estar calor, ainda assim é necessário beber bastante líquido para se manter hidratado. Músculos e articulações precisam da hidratação do líquido sinovial para não prejudicar os movimentos e dores.
Por: Dr. Armando Oscar de Freitas – Ortopedista
Kompleta Comunicação