Artigos

Sensível e tocante, Grupo EMCANTAR lança nono álbum inspirado em uma volta ao mundo numa bicicleta.

Quando sonhamos, imaginamos mil formas de realizar e, mesmo sem saber como, começamos a plantar uma semente. Assim foi o início do EMCANTAR, juntando um pouco de magia, educação, cultura e arte, somados a muita vontade de mudar o mundo e muito trabalho.

Alinhando esses pilares, há mais de duas décadas, observamos raízes fortes, vários galhos e milhares de frutos. Com um foco no desenvolvimento humano de crianças e jovens, a Cia. Cultural EMCANTAR utiliza os melhores meios para fomentar um futuro que conjuga a experiência da beleza à transformação socioambiental. Pela música, o teatro, a literatura, o audiovisual e outras linguagens, o EMCANTAR já levou sua mistura de encantamentos e impactou a realidade de milhares de pessoas.

Agora o grupo se prepara para o seu próximo lançamento, que tem a ver com uma aventura de bicicleta, um contato direto com a natureza, as suas belezas e muita sensibilidade com a vida e o próximo. O lançamento “Abraço no Planeta” chega num período em que precisamos nos reconectar com a nossa essência humana e reforça a importância de nos percebermos como parte da vida, da natureza e seus ecossistemas. Ao mesmo tempo, mostra a necessidade de nos reinventarmos como sociedade planetária. É um disco para os pequenos e grandinhos.

Marco Aurélio Querubim, fundador do EMCANTAR e autor das canções do novo álbum — que contou com a parceria de Enzo Banzo e Cleusa Bernardes em duas composições —, começou a ter a ideia do álbum durante uma aventura singular. Ele decidiu que iria pedalar o equivalente a uma volta ao mundo de bicicleta. Mas para isso, usou sua criatividade. Para você dar a volta na circunferência da Terra são necessários 40.075km.

“Foram 40.075 km em curtas e longas cicloviagens por estradas de chão, atravessando florestas, rios, matagais, montanhas e indo parar no mar, um sentimento crescente de amor à vida e aos seres vivos, vegetais e animais, todos irmãos e irmãs viventes habitantes de uma casa comum, o planeta Terra. Esse crescente sentimento de comunhão cósmica e entusiasmo com um sincero e simbólico Abraço no Planeta, transbordou na criação de um conjunto de canções entoadas sobre a bicicleta e registradas em bloco de notas, gravador de voz e imagens de um celular, que ao mesmo tempo também registrava cada quilômetro percorrido.”

“Nós somos a Terra!” Essa estrofe é forte e está na faixa de abertura com o título “Somos a Terra”. O álbum “Abraço no Planeta” chega a todas as plataformas digitais no próximo dia 15 de dezembro.

Um trabalho artístico que traz a simplicidade e a beleza de onde queremos estar. Com poesia e música, nós descobrimos um novo sentido, o qual podemos cultivar o melhor ambiente para fazermos parte.

Se o Sol clareia um novo dia, o passarinho canta pela manhã e a Lua ilumina a noite, a natureza nos ensina que todos os dias podemos recomeçar, por isso o encanto com a vida, que sempre nos traz esperança.

Nesse novo projeto, o Grupo EMCANTAR reforça o poder da natureza sobre nós, resgata a nossa esperança enquanto seres humanos e nos mostra que a felicidade é algo simples, basta nos encontrarmos com a nossa essência, nos identificando também com o próximo, pois precisamos perceber que fazemos parte de um todo, do mesmo modo que a natureza compreende todos os seus elementos, incluindo nós, os seres humanos.

Ao todo são 15 faixas, com ritmos leves e diversos, uma primorosa produção musical e letras que tocam e reacendem aquele nosso lado capaz de sonhar e esperançar.

Conheça a História do EMCANTAR

O empreendimento nasceu em 1996, em Araguari-MG, começando suas atividades com crianças e adolescentes por meio de oficinas e atividades educacionais com foco inicialmente na música regional e na cultura popular. Com o tempo, expandiu suas atividades, fortaleceu uma parceria com a cidade vizinha Uberlândia e começou a integrar outras linguagens artísticas como teatro, literatura, audiovisual, dentre outras.

Mas além das cidades vizinhas, o grupo também tem destaque na região, como em Araxá e Uberaba, cidade onde gravou seu terceiro DVD (Escutatória, 2013), que virou um especial da TV Integração, afiliada Rede Globo. O grupo já realizou mais de mil apresentações por várias cidades e estados brasileiros, incluindo uma passagem por Washington-DC (EUA). Ao todo, já são mais de meio milhão de “encantados”, jeito carinhoso com que se refere a cada pessoa que faz parte dessa história que, no dia do lançamento de seu novo álbum (15/12/23), completa 27 anos.

Esse projeto é realizado pelo Cia Cultural EMCANTAR em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

Cia. Cultural EMCANTAR em números:

  • Grupo EMCANTAR
  • 1000 apresentações artísticas
  • 09 CDs, 4 DVDs, 3 Livros
  • 30 mil produtos distribuídos
  • EMCANTAR Social
  • 300 apresentações
  • 25 mil crianças e adolescentes atendidos, educadores e pessoas da comunidade
  • 150 produções audiovisuais
  • 04 CDs, 04 DVDs, 14 Livros
  • 17 mil produtos distribuídos

Serviço:
Álbum: Abraço no Planeta
Autor: Grupo EMCANTAR
Lançamento 15/12/23
Onde: Todos streaming

Assessoria de Imprensa