Nesta quarta-feira (19) os alunos do curso para pré-universitário de “Internet das Coisas e Automação para jovens Empreendedores”, promovido pela PROPEPE e Curso de Engenharia Elétrica da Uniube Uberlândia, receberam uma visita especial do Reitor da Uniube, Prof. Marcelo Palmério. O curso, desenvolvido com estudantes do ensino médio, vem sendo muito bem avaliado pelos alunos, professores e diretores das escolas estaduais do município.
Ao todo, 16 escolas indicaram alunos para o curso, todos do 3º ano. Para o diretor da Escola Estadual Jardim das Palmeiras, Fernando Ferreira de Souza, essa parceria está melhorando esses estudantes. “Os alunos estão se sentindo mais motivados e, com isso, cresce a vontade de aprender, a vontade de disseminar o que ele está aprendendo no curso”, conta o diretor.
O Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Thing) é um conceito novo e, basicamente, significa que objetos físicos (coisas) serão capazes de comunicar-se de forma autônoma utilizando a internet. Na 1ª etapa do curso, que foi encerrada com a apresentação dos projetos práticos desenvolvidos pelos alunos, foram utilizados softwares de programação, softwares de simulação de circuitos eletrônicos, placas com microprocessadores e matrizes de contato para montagem de circuitos, com o intuito de construir sistemas voltados para automação, empregando o conceito de internet das coisas.
Segundo um dos organizadores do curso, Edimilson Campos, todo o curso está sendo implementado através do emprego de metodologias ativas e são desenvolvidas atividades de aprendizagem instrumentalizadas com computadores, celulares, equipamentos e instrumentos de medição, pranchetas de desenho, softwares aplicativos. “Os laboratórios dos cursos de Engenharia da Uniube Uberlândia ficam à disposição de professores e alunos para que possam materializar a aplicação de conceitos matemáticos, físicos e de programação”, conta Edimilson.
Para entender conceitos de funções matemáticas, os alunos trabalham com processos de criptografia, a partir de equações de 1o e 2o graus, conceitos de otimização, a partir de uma placa de material com dimensões limitadas e simulação computacional, com pranchetas de desenho e equipamentos para testes físicos realizados no laboratório de química, física e eletrônica, para comprovar leis da eletricidade.
“A maioria das coisas que eu estou estudando aqui, eu também estava estudando na escola, mas na escola eu não estava entendendo muito. Então o que eu estou estudando aqui eu, estou usando na escola, melhorando minha nota e garantindo o meu futuro”, completa o pré-universitário, aluno do curso de IOT, Pedro Henrique Ramos de Oliveira.
O curso de “Internet das Coisas e Automação para jovens Empreendedores” foi iniciado em abril e será finalizado em novembro com uma apresentação de empreendedorismo dos alunos em suas respectivas escolas.
Prelo Comunicação