Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Entenda mais sobre o colesterol

Posted on 3 de agosto de 2018

Em pouco mais de uma década, esse problema deve atingir mais de 20 milhões de pessoas no Brasil

Estabelecido como forma de conscientizar e prevenir doenças cardiovasculares, 8 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, uma das principais causas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) no planeta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população brasileira possui níveis elevados de colesterol e as doenças cardiovasculares vitimam aproximadamente de 17,5 milhões de pessoas por ano, número que deve atingir, até 2030, quase 24 milhões de cidadãos. Ainda de acordo com a OMS, os níveis elevados de colesterol são responsáveis por mais de 2,5 milhões de mortes no mundo.

Para o endocrinologista do Hospital Santa Genoveva, Joel R Heitor Filho, possuir taxas de colesterol elevadas não é um problema só dos adultos obesos. “Crianças e adultos magros também podem ter as taxas alteradas, seja por má alimentação, sedentarismo ou alguma predisposição genética”, disse.

“Podemos dizer que o colesterol que mata é o LDL. Ele obstrui as artérias do organismo, causando infarto ou AVC. Já o HDL é o colesterol bom e dá proteção às artérias do coração”, completa Joel.

De acordo com o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, o colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo conseguir produzir determinados hormônios. Ele é necessário, porém é preciso manter as taxas regulares.

“O colesterol alto não causa sintomas. Por isso, é importante ir ao médico para dosar os níveis. O tratamento consiste em dieta adequada com baixo teor de gorduras, praticar atividades físicas regularmente e, quando necessário, fazer uso de medicamentos. O tratamento é a longo prazo ou, em alguns casos, para a vida toda”, finaliza o endocrinologista.

Prelo Comunicação

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Sucuri de 2,5 metros é capturada em área urbana de Uberaba
  • Homem ameaça funcionários e foge após confusão em agência bancária no Centro de Uberlândia
  • Deslizamento de terra mata quatro pessoas da mesma família em Eugenópolis, na Zona da Mata mineira
  • Oscar Magrini chega a Uberlândia com a comédia “Troca ou Não Troca”
  • Prefeitura inicia entrega de kits escolares no primeiro dia de aula

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme