Geralmente, as pessoas só começam a dar valor para o sentido da visão quando inicia algum problema. Porém, é muito importante cuidar dos olhos para que não se chegue a ter nenhuma perda visual. Não espere nenhum sintoma, faça o acompanhamento com um oftalmologista e mantenha os cuidados básicos de rotina que ele indicar para manter sua visão boa por muito mais tempo.
Muitas doenças oculares não apresentam sintomas nas fases iniciais, por isso é essencial fazer consultas regularmente, assim, o médico irá identificar algum problema no começo e evita o agravamento do problema. Preste atenção nos sintomas de problema ocular: lacrimejamento após realizar atividades que exigem um esforço visual maior (como assistir televisão, ler, desenhar), olho vermelho, secreção, crostas nos cílios. Perceba também se você aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor, aproxima-se muito do papel para ler (ou o contrário, afasta muito os objetos para ler melhor). Visão embaçada, sensibilidade à luz, dores de cabeça, visão dupla, são outros sintomas que a sua visão não está boa.
Lembre-se: mesmo não apresentando nenhum destes sintomas, faça uma consulta com o oftalmologista pelo menos, de dois em dois anos. Além disso, sempre que sair ao sol, use óculos com proteção UV. Evite coçar a região dos olhos, isso piora muito o quadro de alergia e irritações e ainda, pode machucar o olho. Evite o uso excessivo de colírios, nunca use nada sem prescrição médica. Não compartilhe maquiagens e nem durma maquiada, os canais de drenagem dos olhos podem entupir e gerar infecções. Lave sempre a região dos olhos com muito cuidado e durma mais tranquila.
Dr. André Luiz Abrão Rangel – Oftalmologista do Hospital Santa Clara
Kompleta Comunicação