Artigos

Com a chegada do outono, confira dicas para lavagem de casacos e blusas de frio

Com a chegada do outono, que teve início oficialmente em 20 de março, as temperaturas começam a cair gradualmente, marcando o início de uma estação que pede por roupas mais quentes. É a hora de tirar os casacos e blusas de frio do armário para usá-los cada vez mais nos próximos meses. Por isso, é o momento de lavar as peças que estavam guardadas e colocá-las para uso. Para garantir uma lavagem efetiva, o CEO da rede de lavanderias self-service Lavô, Angelo Max Donaton, listou algumas dicas.

Atenção para as instruções
Casacos e blusas de frio geralmente podem ser lavados à máquina. “A maioria das peças podem ser lavadas e secas em máquinas, basta ter atenção nas etiquetas. Para a efetividade do serviço, é indispensável respeitar também a capacidade do cesto medidor”, completa.

Separe as peças
Algumas roupas exigem cuidados especiais, por isso separe-as. “Assim como na lavagem de outras roupas, é importante separar os casacos e blusas de frio por cor e tipo de tecido. Isso ajuda a evitar que as cores se misturem e que tecidos delicados sejam danificados durante o processo. A lã, por exemplo, precisa ser limpa separadamente de outros tecidos para não criar bolinhas. Por ser mais delicado, esse material também precisa de atenção à temperatura ideal na secagem, para que não haja danos”, destaca.

Lavanderia não é luxo, é praticidade
Lavar roupas pesadas durante o frio é um pesadelo. A água gelada e os dias no varal sem secar desanimam qualquer um. Até pouco tempo atrás, lavanderias eram luxo, mas hoje existem modelos self-service que democratizam o serviço. Ao optar por esse serviço, o usuário economiza tempo e dinheiro. Primeiro por ter a opção de lavar e secar na mesma lavagem, o que agiliza todo o processo já que não há a necessidade de colocar no varal ou até mesmo depender de sol ou vento para secar; segundo por ser econômico, uma vez que um ciclo custa, na Lavô, por exemplo, a partir de R$16 e inclui sabão e amaciante”, afirma.

Armazene corretamente
Após a lavagem, certifique-se de que as peças estejam completamente secas antes de guardá-las. “Pendure os casacos em cabides, dessa forma evitam-se deformações e dobras, e armazene as blusas dobradas em gavetas ou prateleiras e não se esqueça de deixar os armários bem arejados. Seguindo essas dicas simples, você pode garantir que seus casacos e blusas de frio estejam limpos, frescos e prontos para mantê-lo aquecido durante os dias mais frios do outono”, destaca Donaton.

Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 450 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.

Markable Comunicação