Artigos

Brasileiros trocam 42 mensagens em apps de namoro antes do primeiro date

Análise do happn sobre hábitos de troca de mensagens revela que franceses são mais rápidos para o primeiro encontro, enquanto brasileiros buscam mais por relacionamento sério.

Press release – 19 de março de 2024

Uma análise realizada pelo happn, aplicativo de relacionamentos da vida real, revelou que os brasileiros trocam 42 mensagens antes de marcarem um primeiro encontro presencial. A descoberta coloca os brasileiros juntos aos indianos, que, apesar de diferenças culturais, também trocam um total de 42 mensagens antes de estarem mutuamente prontos para o primeiro date. Na França, este número é levemente menor: os franceses decidem partir para a vida real após 40 mensagens trocadas no chat.

O resultado foi obtido por meio da interpretação de dados dos usuários que utilizam a funcionalidade “Pronto para o Date”, que oferece aos usuários a possibilidade de indicar se estão prontos para um encontro na vida real. A função – disponível para mais de 150 milhões de usuários do happn no mundo, dos quais 25 milhões no Brasil – está localizada na tela de troca de mensagens do app e aparece na forma de notificação no chat assim que ativada por ambos.

A avaliação também indica que somos a nacionalidade que mais deseja encontrar um relacionamento sério no aplicativo: 39% dos brasileiros indicam nos perfis que “procuram por um relacionamento sério”. Na França e na Índia, a porcentagem é de 32%, enquanto na Argentina o número cai para 12%.

“Essas informações revelam que os brasileiros, por mais que estejam engajados em aplicativos de relacionamentos, não abrem mão dos momentos presenciais. É por isso que vemos uma crescente preferência por experiências mais autênticas, e não apenas pela mecânica tradicional de deslizar para a esquerda ou para a direita”, comenta Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.

Cidades mais responsivas

Ao aprofundar no estudo desses dados, o happn identificou as capitais brasileiras onde as pessoas tendem a responder mais rapidamente às mensagens recebidas. Nesse sentido, as capitais do Nordeste e Norte se destacam: Maceió lidera a lista, seguida de Salvador, Recife, São Luís e João Pessoa.

Top 10 das capitais mais responsivas:

Maceió
Salvador
Recife
São Luís
João Pessoa
Natal
Belém
Fortaleza
Brasília
Goiânia
Curitiba e Belo Horizonte, por outro lado, são as cidades onde os usuários tendem a levar mais tempo para responder às mensagens recebidas.

Assessoria de Imprensa