Artigos

Ação do Ambulatório Herbert de Souza marca Dia Mundial de Luta contra a Aids

Orientação e testes rápidos são oferecidos no Campus Umuarama até sexta-feira (30)

Com foco na orientação, prevenção e a importância do diagnóstico precoce, os profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, em parceria com a Faculdade de Odontologia, estão realizando testes rápidos do HIV, sífilis e hepatites no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os profissionais estão atendendo no Diretório Acadêmico (DA) do curso desde segunda-feira e já realizaram cerca de 300 testes. Nesta quarta (28), os testes acontecem das 13h30 às 16h, e sexta-feira (30), das 7h30 às 11h.

As atividades preventivas acontecem em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1° de dezembro, que marca o início da campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho.

Para a coordenadora do Ambulatório Herbert de Souza, Claúdia Spiradeli, a iniciativa realizada no ambiente universitário busca orientar, principalmente os jovens, sobre a importância da relação sexual protegida e também do diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos.

“A atividade faz parte de um projeto relacionado ao assunto desenvolvido pelos alunos do programa de pós-graduação da faculdade. Além disso, houve aumento de casos entre os jovens de 16 a 29 anos. Nosso objetivo é oferecer orientações, além da testagem. É importante ressaltar que oferecemos o teste rápido de forma gratuita e sigilosa. Quanto mais cedo diagnosticado a presença do vírus, melhor para o tratamento do paciente”, explicou.

A estudante de enfermagem Andryele Santana Miranda, de 20 anos, realizou a testagem pela primeira vez. Para ela, mais que saber como está a saúde é ter acesso ao tratamento de forma precoce. “O vírus HIV é transmitido de várias formas, até em acidentes na área em que trabalho, por exemplo. Descobrir o diagnóstico de forma rápida e iniciar o tratamento melhora a qualidade de vida da pessoa. A ação é importante porque muitas pessoas, assim como eu, nunca fizeram o teste e é fundamental que todos procurem se informar e checar a saúde”, comentou.

Assim que terminou as aulas do curso de veterinária, a estudante Maressa Braga Silva, de 21 anos, também foi realizar a testagem. “Saber sobre as doenças transmitidas por meio das relações sexuais, as formas de prevenção e tratamento é primordial. São infecções que não escolhem faixa etária, cor ou gênero. É possível prevenir e, se for infectado, tratar de forma precoce”, observou.

Como funciona o teste

Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para obter resposta, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com o reagente.

Em casos que o resultado é positivo na primeira amostra, é realizada uma nova testagem com outro reagente. Se a segunda coleta apontar resultado negativo, um terceiro teste é feito e encaminhado para uma verificação mais apurada em laboratório.

Ambulatório Herbert de Souza

O Ambulatório Herbert de Souza é a unidade referenciada para atender portadores do vírus HIV/Aids, de hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Além dos testes gratuitos de HIV, também são oferecidos no ambulatório exames para sífilis e hepatites virais bem como o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes da rede. Para mais informações, ligue (34) 3215-2444 ou procure a unidade, que fica na rua Avelino Jorge do Nascimento,15, bairro Roosevelt.

O quê: Testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites

Quando: quarta (28), das 13h30 às 16h, e sexta-feira (30), das 7h30 às 11h.

Onde: Diretório Acadêmico da Faculdade de Odontologia da UFU – Campus Umuarama

Fonte: SECOM PMU