Agenda Cultural

Tenor Jean William estreia seu novo show “Raízes Caipiras” em Uberaba

Os clássicos do cancioneiro caipira como “No Rancho Fundo”, “Luar do Sertão”, “Tocando em Frente”, “Romaria”, “Boiadeiro Errante”, “Chalana” e “Galopeira” fazem parte do repertório que será apresentado no Teatro Sesiminas

Uberaba, maio de 2024 – Acompanhado pelo violeiro Neymar Dias, além de outros 10 músicos instrumentistas, o tenor Jean William irá apresentar grandes clássicos da música raiz tradicional brasileira, com uma refinada roupagem, na estreia de seu mais novo show “Raízes Caipiras”, no próximo dia 19 de maio, no palco do Teatro Sesiminas, às 20h. A retirada dos ingressos gratuitos deverá ser realizada pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro. Os êxitos do cancioneiro caipira como “No Rancho Fundo”, “Luar do Sertão”, “Tocando em Frente”, “Romaria”, “Boiadeiro Errante”, “Chalana” e “Galopeira” fazem parte do repertório. Além de Uberaba, mais quatro cidades receberão o espetáculo gratuito: São Paulo, Ribeirão Preto, Florianópolis e Goiânia. “Raízes Caipiras” é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e é patrocinado por Usina Santo Ângelo, Copercana Distribuidora de Combustível e Usina Uberaba, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A história de vida do tenor Jean William está intimamente ligada à música caipira, pois foi criado pelos avós, e o estilo musical é o preferido do seu avô, que em momentos livres, tocava para o neto. Com o objetivo de resgatar as suas raízes e retornar às suas origens, Jean William decidiu realizar um projeto em homenagem a grandes compositores e artistas brasileiros. Para realizar o projeto, Jean convidou para a direção musical e elaboração de arranjos o violeiro Neymar Dias, grande multi-instrumentista brasileiro, filho de artista da música raiz, que carrega desde a infância uma história afetiva com a música e sua vastidão de estilos.

Sobre Jean William – Tenor e Diretor Artístico

Jean William nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, e foi criado pelos avós. Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP. Estudou em Milão com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Ópera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em vários países ao redor do mundo. Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil. Em 2018 foi recebido na opera de Montecarlo a convite do Príncipe Aberto II. Possui um álbum duplo gravado em 2014 intitulado Dois Atos. Já se apresentou ao lado de artistas como Laura Pausini, Sandy, Mônica Salmaso, entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu, foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome. Recebeu da Fundação Pirelli para as artes o prêmio “Talent ar Work”, que premia jovens artistas empreendedores. Em 2023, rodou o Brasil com a turnê “Cantos Brasileiros: Origens”, em que a música erudita brasileira é colocada ao lado de grandes clássicos da MPB com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por um coro e conjuntos instrumentais.

Sobre Neymar Dias – Diretor Musical, Arranjador e Violeiro

Neymar Dias, autodidata, aprendeu viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Desenvolveu conhecimento aprofundando sobre música regional brasileira e estudou na FAAM–Faculdade de Artes Alcântara Machado, onde se formou em composição e regência. Ao longo de sua trajetória, integrou orquestras respeitadas como a OSUSP e a Experimental de Repertório e desenvolveu projetos excelentes como contrabaixista, compositor e arranjador tanto na música erudita quanto na música popular brasileira (MPB) junto a nomes como: Inezita Barroso, Nelson Aires, Tinoco, Monica Salmaso, IvanLins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari, Toninho Ferragutti, entre outros. Recentemente, Neymar Dias lançou um CD autoral intitulado ‘Minhas Canções Instrumentais’, que pode ser acessado na íntegra pelo Spotify. Ao propor novas possibilidades de imersão musical para a viola brasileira, Neymar Dias abarca anos de dedicação à música erudita e popular. O repertório abrange temas tradicionais da música caipira regional, passando pela música erudita como Bach e Villa-Lobos, além de composições autorais que dialogam também com a música pop.

Sobre o Projeto Raízes Caipiras

Com o objetivo de resgatar as suas raízes e retornar às suas origens, Jean William decidiu realizar um projeto em homenagem a grandes compositores e artistas brasileiros. Para realizar o projeto, Jean convidou para a direção musical e elaboração de arranjos o violeiro Neymar Dias, grande multi-instrumentista brasileiro, filho de artista da música raiz, que carrega desde a infância uma história afetiva com a música e sua vastidão de estilos. O tenor convidou também para integrar o projeto o violeiro Haroldo Lobo, filho de Haroldo Lobo Ruiz Garcia, violeiro do estilo tradicional. Serão cinco shows gratuitos: Uberaba, São Paulo, Ribeirão Preto, Florianópolis e Goiânia. Os clássicos do cancioneiro caipira como “No Rancho Fundo”, “Luar do Sertão”, “Tocando em Frente”, “Romaria”, “Boiadeiro Errante”, “Chalana” e “Galopeira” fazem parte do repertório.

Ficha Técnica:

Tenor e Diretor Artístico: Jean William

Diretor Musical e Arranjador: Neymar Dias

Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres

Serviço:

Show Raízes Caipiras – ENTRADA GRATUITA

Teatro SESIMINAS Uberaba – Praça Frei Eugênio, 231 – Centro

19/05/2024 – 20h

Tel: (34) 3322-2021

Retirada de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/9336

Assessoria de Imprensa