Agenda Cultural

Prefeitura inicia programação do Carnaval 2024 nesta sexta (9)

Desfile das escolas, blocos, bailes e reverência à tradição popular acontecem em diferentes pontos da cidade

Faltam dois dias para o início da programação oficial do Carnaval 2024 elaborada pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As festividades começam nesta sexta-feira (9) e seguem até dia 13 com o Desfile das Escolas de Samba na avenida Balaiadas e os tradicionais bailes, bloquinhos carnavalescos e matinês em diferentes pontos da cidade.

“A estrutura contempla banheiros químicos com acessibilidade, palco, arquibancada, mesas, cadeiras e iluminação. Haverá o apoio da Polícia Militar, seguranças de empresas privadas que darão reforço e brigadistas”, conta a secretária Mônica Debs.

Na avenida Balaiadas, não será permitida a entrada com: objetos cortantes ou pontiagudos, fogos de artifício ou qualquer instrumento inflamável, capacete, isopor, coolers, caixas térmicas, bastão de selfie, guarda-chuva ou qualquer tipo de mastro, embalagens rígidas e com tampa, objetos de vidro, plástico ou metal, perfumes, desodorantes, cosméticos, skate, bicicleta e outros tipos de veículos.

Nesta sexta, acontece a abertura oficial do Carnaval 2024 com a entrega da chave ao Reinado (rei, rainha, princesa e bobo da corte). A festa ocorre na praça Clarimundo Carneiro, com as tradicionais marchinhas e bonecões típicos do carnaval de Olinda. A praça também recebe no sábado (10) a Matinê e a Noite dos Antigos Carnavais e, na segunda-feira (12), o Baile de Máscaras a partir das 15h.

Desfile e bloquinhos

Para este ano, a avenida Balaiadas, no bairro Marta Helena, receberá seis agremiações e um bloco na noite de domingo (11). A escolha da ordem do desfile seguirá a prerrogativa estabelecida em consenso por assembleia realizada pelas próprias escolas e blocos.

A apuração das campeãs ocorre na segunda-feira e avaliará os critérios: bateria; samba enredo; enredo; harmonia; evolução; alegorias e adereços; fantasias; ala das baianas; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira. Na terça-feira de Carnaval (13), as escolas campeã e vice festejam em retorno à avenida.

A programação será reforçada com seis blocos carnavalescos. A seleção ocorreu mediante edital, com aportes de R$ 5 mil e R$ 3 mil, conforme a quantidade de integrantes. Apenas um dos blocos alterou o local de desfile em relação ao divulgado inicialmente. A seguir, confira a programação completa e por onde passarão os próximos blocos.

Programação Cultura e Turismo

09/02 (sexta-feira)
19h – Noite dos Antigos Carnavais: Banda Quinteto do Samba – Praça Clarimundo Carneiro

10/02 (sábado)
15h – Matinê Abre Alas: DJ Mari Cunha (parceria com Sesc) – Praça Clarimundo Carneiro
16h – Noite dos Antigos Carnavais: Banda A Voltagem (parceria com o Sesc) – Praça Clarimundo Carneiro
19h – Noite dos Antigos Carnavais: Banda Sociedade Livre – Praça Clarimundo Carneiro

11/02 (domingo)
18h – Desfile de 6 Escolas de Samba: Acadêmicos do Samba, Extravasa, Garotos do Samba, Garras de Águia, Tabajara, Unidos do Chatão – Avenida Balaiadas (Marta Helena)

Desfile de Bloco: Bloco Aparu – Avenida Balaiadas (Marta Helena)

12/02 (segunda-feira)
15h – Baile de Máscaras: Bloco Chiquita Bakana – Praça Clarimundo Carneiro
19h – Baile de Máscaras: Lísias e Banda – Praça Clarimundo Carneiro
15h – Apuração – Avenida Balaiadas (Marta Helena)

13/02 (terça-feira)
20h – Desfile das Campeãs – Avenida Balaiadas (Marta Helena)

Programação dos Blocos

10/02 (sábado)
15h às 21h – Bloco Todo Mundo Nuh – Cortejo Praça Clarimundo Carneiro até Mercado Municipal

11/02 (domingo)
10h às 21h – Bloco Seo Chico – avenida Espanha, entre as ruas Grécia e Guatemala, bairro Tibery

13/02 (terça-feira)
14h – Bloco Bolcheviques de Oxóssi – Praça Clarimundo Carneiro

Secom PMU