Agenda Cultural

Espetáculo Boca de Ouro chega ao Teatro Municipal de Uberlândia

Ao ritmo de “Cidade Maravilhosa”, composição de André Filho, uma tragédia escrita em 1959 por Nelson Rodrigues pede passagem com uma nova versão nos palcos. Sob direção de Gabriel Villela, a peça “Boca de Ouro” roda o Brasil com a narrativa de um bicheiro carioca que trocou os dentes por uma jóia como dentadura. Neste sábado (9), às 20h30, o Teatro Municipal de Uberlândia entra na rota do espetáculo.

A peça remete aos tempos das mais tradicionais gafieiras do país no Rio de Janeiro. Com uma mistura de confetes, máscaras e serpentinas, cria-se uma encenação com aura de carnaval. Neste cenário, “Boca de Ouro”, personagem que dá nome à peça, é um lendário bicheiro carioca, também conhecido como “Drácula de Madureira”. Interpretado por Malvino Salvador, o protagonista acaba assassinado, e seu passado é investigado por um repórter chamado “Caveirinha” (Chico Carvalho), que carrega o olhar afiado e crítico de Nelson Rodrigues.

Durante a investigação, a principal fonte de investigação é dona Guigui, interpretada pela atriz uberlandense Lavínia Pannunzio. Transtornada, ela é a ex-amante do bicheiro, e passa a revelar contraditórias versões do contraventor. O ator Leonardo Ventura dá vida a seu fiel e apaixonado marido, Agenor. Mel Lisboa e Cláudio Fontana formam o casal Celeste e Leleco, enquanto Cacá Toledo e Guilhermo Bueno completam o elenco. A trilha sonora fica por conta de Jonatan Harold (piano) e a cantora Mariana Elisabetsky.

Experiência atrás dos palcos

Pela primeira vez, o público de Uberlândia poderá conferir de perto todo desfecho desta narrativa. Com um elenco à altura da história, a direção também não deixa a desejar, com Gabriel Villela, também responsável pela cenografia e figurinos. Assim como em “Boca de Ouro”, o diretor já comandou artistas de destaque no cenário nacional, como Laura Cardoso, Regina Duarte, Marieta Severo, Renata Sorrah, Thiago Lacerda, Marcello Antony e Luana Piovani, em peças como “A Vida é Sonho” (1990), “Torre de Babel” (1995), “Calígula” (2008), “Macbeth” (2009) e “Mania de Explicação” (2014).

Bate-papo com elenco

O espetáculo acontece a partir das 20h30, no Teatro Municipal. Ainda assim, antes disso, às 15h, o público poderá conhecer de perto parte do elenco, com um bate-papo na Sala Roberto Rezende, da Oficina Cultural. Entre os nomes garantidos para o encontro, estão o do diretor Gabriel Villela e da atriz uberlandense Lavínia Pannunzio, que despontou para o cenário artístico nacional em São Paulo, além da atriz e diretora de Uberlândia, Letícia Teixeira, que também soma trabalhos com Gabriel, atuando como assistente de direção, figurino, cenário e produção.

Prestigie!

O quê: Espetáculo Boca de Ouro
Quando: sábado (9), às 20h30
Onde: Teatro Municipal, avenida Rondon Pacheco, 7070, Tibery

Secom