Agenda Cultural

A partir de 5 de abril, o primeiro e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a grande e democrática comunidade botequeira a eleger o melhor buteco do país, com o lema “SOMOS TODOS BUTECO”.

Com esse slogan de campanha o concurso, que comemora 24 anos de existência, reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”. De norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 butecos.

Petiscos em todo o brasil por R$35,00

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz. História e dinâmica do Concurso É um concurso e não um festival! Com voto popular e de jurados é eleito o melhor buteco da cidade e depois o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de buteco no Brasil. O Comida di Buteco tem e pratica a missão – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ– BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. Tem como denominador comum nos participantes: a presença do dono no local. São comerciantes que, junto as suas famílias, vivem do negócio e não pertencem às redes nem franquias. Lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.
2023 foi um ano de recordes para a história do concurso: UM MILHÃO DE VOTOS! MARCO HISTÓRICO!

  • de 10 milhõespessoas impactadas diretamente nos butecos
    +de R$300 milhões de impacto na cadeia produtiva do ecossistema comida di buteco

Quase 1 Milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais Cerca de 10 MM de pageviews no site
Novidades 2024

Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre! Criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco. Serão mais 1.100 butecos participantesem todo o Brasil de norte a sul, com renovação, criatividade, muito sabor e histórias de família!
Serão mais 1.100 butecos participantesem todo o Brasil de norte a sul, com renovação, criatividade, muito sabor e histórias de família!

A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO BRASIL Estamos presentes em 27 circuitos e em mais de 40 municípios:

MINAS GERAIS: Belo Horizonte,Montes Claros, Uberlândia e Araguari, Juiz de Fora Poços de Caldas,Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)
SÃO PAULO: São Paulo Capital, São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto
RIO DE JANEIRO: Rio Capital, Niterói, Baixada: Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João do Meriti
DISTRITO FEDERAL: Brasília, Taguatinga, Guará, Águas Claras
BAHIA: Salvador
CEARÁ: Fortaleza
GOIÁS: Goiânia e Aparecida de Goiânia
PERNAMBUCO: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes
PARÁ: Belém e Ananindeua
PARANÁ: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá
SANTA CATARINA: Florianópolis, Blumenau, Joinville
RIO GRANDE DO SUL: Porto Alegre e Canoas

Patrocinadores:
O Comida di Buteco é 100% viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares.

AMSTEL
Ao unir forças novamente com o Comida di Buteco, Amstel reafirma seu compromisso não apenas com a qualidade da cerveja, mas também com o fortalecimento da cultura dos butecos, essenciais para a identidade brasileira. Com mais de 150 anos de história, Amstel traz consigo a rica tradição de uma receita europeia, realçando a magia da levedura holandesa em uma cerveja sem aditivos. Este ano, em sintonia com o tema “SOMOS TODOS BUTECO”, convidamos todos a brindarem com Amstel, apreciando o sabor incomparável de sermos nós mesmos. Somos Todos Buteco com Amstel, celebrando a autenticidade e a tvradição em cada gole.

PIRAQUÊ
Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de Alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.”

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia
Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta, transporta, vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País.

Na edição de 2024, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

“O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil.

COCA-COLA
Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, completa Ted Ketterer, Head De Marketing Da Coca-Cola Brasil.

MC CAIN
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo oitavo ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

ZERO CAL
Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e o Comida Di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce, e claro, zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.

CHANDON
A CHANDON, marca de espumantes excepcionais, reafirma sua parceria com o Comida di Buteco em 2024, destacando o Chandon Passion como a escolha perfeita para acompanhar os petiscos dos estabelecimentos participantes, promovendo um brinde à cultura gastronômica brasileira. A marca busca democratizar a experiência com o espumante, proporcionando ao público uma experiência única. O Comida di Buteco promove uma votação com premiações para os botecos e para celebrar esse momento a Chandon presenteará os botecos campeões de cada estado com uma garrafa de Chandon Magnum Brut e o campeão nacional com uma experiência exclusiva em um dos restaurantes parceiros da CHANDON em sua região.

ASSAÍ
O ‘buteco’ é uma deliciosa expressão da nossa brasilidade. E por trás de cada um deles, estão milhares de brasileiros(as) que empreendem diariamente e, de Sol a Sol, trabalham para construírem as suas histórias e alegrarem, com receitas e petiscos, a vida de muitas outras pessoas. Por isso, o Assaí Atacadista patrocina pelo 2º ano consecutivo o ‘Comida di Buteco’ reforçando o seu apoio ao(a) micro e pequeno(a) empreendedor(a) todos os dias. E de Sol a Sol, por meio das mais 280 lojas da Companhia presentes em todas as cinco regiões do País, o Assaí seguirá estreitando o laço com os(as) empreendedores(as) do segmento contribuindo com o crescimento e desenvolvimento de seus negócios.

SYMPLA
Este é mais um ano de parceria com Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de butecos.

Eisenbahn
São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

SEARA
Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos – com opções que vão de proteína animal (frango e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches prontos, embutidos e proteína vegetal, essa última representada pela linha Incrível Seara, líder em seu segmento. Completam o portfólio global as marcas Seara, Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras. Atualmente, a empresa conta com milhares de produtos ao redor do mundo. Exporta para mais de 140 países e possui certificações internacionais de excelência em produção. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.500 produtos ao redor do mundo (700 SKUs no Brasil), nos segmentos de aves e suínos (congelados e in natura), industrializados, alimentos preparados, embutidos, food service e margarinas.
A Seara Alimentos foi adquirida em 2013 pelo grupo JBS, são mais de 95 mil funcionários, 22 unidades de produção de Alimentos Preparados, 8 unidades de processamento de suínos, 31 unidades de processamento de aves e 18 centros de distribuição. Desde então a marca está em franca expansão. Ao longo dos anos, a Seara expandiu seu portfólio, atingiu indicadores destacáveis, e alcançou a liderança em diversas categorias do setor de alimentos.

DELTA
Desde seu lançamento em 2007, em Portugal, Delta Q tem revolucionado o mercado de cafés, combinando a tradição e inovação que caracterizam a Delta Cafés. Presente no Brasil desde 2013, a marca é reconhecida por oferecer uma experiência de café única, graças a uma seleção meticulosa de grãos de diversas origens e um sistema de cápsulas e máquinas de café de última geração. Essa combinação assegura a preservação integral do sabor e aroma do café, servido com elegância e sofisticação.
Inovação no Comida di Buteco
Aproveitando o prestigiado evento Comida di Buteco, onde Delta Q participa pelo segundo ano consecutivo, a marca fará uma abordagem que tem como objetivo introduzir o consumo de café expresso na cultura de botequim, representando o “grand finale” desta experiência gastronômica, mas com um produto sem cafeína. Segundo Carlos Castro, Country Manager da Delta Cafés no Brasil, “Esta iniciativa não só eleva o padrão de qualidade do café nos bares, como atende o receio dos clientes em consumir café a noite. O nosso descafeinado traz o melhor sabor de café, com todas as suas características, mas sem interferir no sono das pessoas”.

Copagas – liquigas
A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês. A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.

Assessoria de Imprensa